quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 anos de uma nação

Não existe alegria ou tristeza, só existe Corinthians




Independente do que outros torcedores ou pessoas que abominam futebol digam. Hoje é um dia especial, sim.
Não há torcida como essa. Não mesmo. Os corintianos são um fenômeno sociológico ainda não explicado. Nada pode contrariar fatos, ou melhor, quase nada. O advento da ciência fez com que a religião perdesse sua força. Certas verdades e fatos mudaram os conceitos filosóficos da humanidade. Por outro lado, 23 anos de jejum não foram capazes de afetar um clube. Pelo contrário, provar durante mais de duas décadas que o Corinthians não era um time vitorioso só fez com que sua torcida crescesse mais. E isso é único, jamais aconteceu algo semelhante na História. E não me refiro somente a torcidas de futebol. Nenhuma religião ou doutrina política foi capaz de crescer em situações tão adversas.
E falando nisso, que movimento político conseguiu deslocar uma quantidade tão grande de pessoas como a Invasão Corintiana? O último registro de uma movimentação assim foi e êxodo do Egito. Nós não ganhamos o título, mas não importa. É algo que só corintianos entendem.
Aos que pensam que essa paixão por futebol só revela alienação, digo: estão muito enganados. Provamos para o Brasil, em plena ditadura militar, que a democracia funcionava. Liderados por Sócrates, Wladimir, Casagrande e Zenon, ensinamos a todos que devemos ganhar ou perder sempre com democracia.
A paixão pelo futebol promove a integração entre a sociedade. Onde mais você vê um pobre e um rico se abraçando sem preconceitos senão na hora do gol? É nesse breve momento que esquecemos que temos cores, religiões ou ideais políticos diferentes. É gol, porra! Essa é a prova de que a humanidade sabe compartilhar felicidades e tristezas junta. É a prova de que sabemos e conseguimos viver em paz! Entendem o que isso significa?!
O futebol e o Corinthians criaram um novo conceito de nação. E é neste 1º de Setembro de 2010 que todos os amantes do futebol devem reconhecer a importância da Nação Corintiana. Tão diferente e inexplicável, somos uma torcida que tem um time. Somos o que somos graças também a todas as outras torcidas.
Já mudei várias vezes minhas idéias em relação ao mundo. Mudei de opinião religiosa, política e tudo mais. Mudo até de nome se precisar. Mas há uma única coisa que posso dizer com toda a certeza: de time não mudo nunca. Corinthians até o fim!

Nenhum comentário: