sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Imitar, Copiar, Refletir! Uma filosofia para se pensar

Uma vez me fora dito, durante a minha vida acadêmica "O ser humano possui três 'fases mentais' durante sua vida: Imitar, copiar e refletir". Talvez por minha própria imaturidade neste tempo, mas assim como a maioria da classe riu de tal filosofia com poucos defendendo-a.

Poucos anos se passaram, até esta teoria voltar a ser mencionada em outra sala, outro tempo e com outros alunos, desta vez porém lembrei-me da ultima vez que falaram isto em uma sala, acreditei na possibilidade de o mesmo ocorrer, surpreso fiquei ao perceber desta vez tal filosofia não me soava tal ridícula quanto antes fora. Durante um ano, talvez até mais, refletir sobre o assunto quando nada tinha a fazer.

A filosofia é simples: O homem durante sua vida passa por 3 "fases" de sua vida imitar, copiar, refletir. Ambas as fases não possuem uma idade específica para começar ou acabar, variando de pessoa para pessoa. Com este fato alguns ou podem conseguir começar uma destas fases com atraso ou nunca mudar de, por exemplo, da fase de copiar para chegar a fase de reflexão ou é possivel chegar mais cedo em uma fase que a maioria.

A fase da imitação é a primeira, começando obrigatóriamente quando se nasce, durando por alguns anos. Com ela você tenta imitar as pessoas ao seu redor.

A segunda vêm logo em seguida, copiar, nesta fase de sua vida é quando você é uma criança que vê na televisão um personagem soltando golpes indiretos, por exemplo, um Kamerameha, e você copia este personagem. Se fosse só isso está fase de sua vida seria rápida, porém ela vai um pouco mais para frente, pois quando se fala ou faz o mesmo que, um superior, um professor, ou um ser considerado superior, sem nada pensar ou repensar em diversos assuntos demonstra que, na fase de copiar você permanesce. Nesta é possivel nunca sair dependo da pessoa.

Quando se começa a pensar, refletir, repensar e questionar a mente avança para a útima fase a reflexão, cujo pensamentos avançam a pensar e fazer coisas por conta própria e novas idéias surgem.

Esta matéria, já aviso, não foi escrita para os leitores competirem para dizer se estão ou não na fase reflectiva, mas sim para informar o fato, e nada mais.

4 comentários:

Ricardo Gouveia disse...

ótimo começar meu sábado com essa filosofia.
Interessante e muito bem escrito.
Valeu Hugo!

Diego Oliveira disse...

Aê... tá rolando um concurso legal de F-1. Acessem http://diegonaf1.blogspot.com/2008/09/voc-quer-disputar-um-campeonato-virtual.html.

Anônimo disse...

Parabéns Hugo.... ótima matéria!

Ivete Belfort disse...

Muito sábio!