quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Pichador em uma tela de maior valor

(agradecimento ao blog http://www.blogdeguerrilha.com.br/ pela imagem)

No último sabado, dia 06/09, ocorreu uma invasão cujo, acordo com o laudo polícial dado para a Folha de São Paulo, 30 pessoas invadiram a Galeria Choque Cultural, com a intenção de pixar as paredes, o teto assim como obras de arte deste museum, todavia somente alguns quadros foram pré-planejados se encontravam pixados. De acordo com fontes 20 quadros foram pichados deixando a Galeria "chocada", mas não culturalmente.

O número de pichadores e discutivel, levando em conta o fato do site Terra afirmar 20 pessoas e não 30. O lider do grupo é culpado por liderar este grupo, é o mesmo que fora responsavel por um similar evento ocorrido em julho deste ano no Centro Universitário Belas Artes, Rafael Guedes Augustaitiz.

A invasão, porém foi algo rápido, durando muito menos de uma hora, e o rosto de alguns foram capturados pelas câmeras de video do local. Atendendo a perguntas por e-mail, Rafael disse para a Folha que esta "arte" fala por si só e para a UOL ele respondeu a perguntas apenas citando trechos de "Humano, Demasiado Humano" do filósofo alemão do século 19 Friedrich Wilhelm Nietzsche(http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Nietzsche). O única importâantancia que fora revelada é o fato do grupo de pichadores sendo reunidos por e-mail.
O prejuíso causou ao museum uma perda dentre 10 á 15 mil reais, todavia a pichação de quadros mesmo que estes nenhum valor possuam é um crime cultural que supera a simplória pixação.

Para ver mais fotos do incidente entre no http://www.flickr.com/photos/_choquephotos_.

E por ultimo para os seres que não gostam realizar uma googada (realizar uma pesquisa do site google) abaixo se encontra uma matéria da UOL sobre o assunto
Agradecimentos ao site UOL e ao jornal Folha de São Paulo pelos dados usados nesta matéria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Puta q ...! Que falta de respeito.
Quer mostrar sua arte, respeita a dos outros, seja de quem for.
ADOROooo grafite.
Por mais que a pichasão que tenha "parido" o grafite, eu não concordo com esses atos de fandalismo!!!!!!!!