Com o crescimento da indústria de games no mundo inteiro e no Brasil também agora com a Ubisoft se instalando aqui talvez agora os futuros gamers e produtores brazucas poderão viajar por terras nunca dantes viajadas. Seguindo esse embalo este repórter foi atrás da AIS empresa que oferece cursos de computação gráfica e de ferramentas de design, e está com o Projeto Play Game. Conversei com Rogério Félix que faz mestrado na PUC de tecnologia da inteligência e design digital focado na parte de game, sua tese de pesquisa é Metodologia na Formação do Desenvolvedor de Game e a partir disso foi criada as bases do projeto Play game.
E como foi criar uma estrutura para poder lecionar esse tipo de curso?
A escola tem vários treinamentos específicos After Effects, Maya, linha Adobe a parte de web, a parte de gráfica, mas faltava um investimento totalmente revolucionário na parte de game e é ai que entra a parte do Play Game. Nós somos centro autorizado Autodesk. Nossas escolas tem o padrões de um centro internacional Autodesk de 3D Max e Maya, temos a autorização de lecionar e na parte de Maya o nível que temos de Professores e dos nossos centros autorizados nós podemos emitir um certificado que é valido internacionalmente. Então se você fizer um curso com a gente, seguir nossos horários, fazendo os exercícios você pode vir a receber um certificado onde ele tem um selo reconhecido internacionalmente. Também somos centro autorizado Adobe na parte de Photoshop, fireworks flash entre outros. O que nos dá orgulho é que nos últimos três meses conseguimos uma autorização da EPIC games a empresa que produziu o Unreal Tournament e da Midway a empresa que distribui o jogo, para poder lecionar a Engine Unreal 3 no curso.
Como foi esse contato com a Epic e a Midway?
Com a ajuda Synergex do Brasil que é representante da Midway, são parceiros maravilhosos, e foram eles que fizeram esse intercambio de estar conversando com a Midway representando a gente para que possamos obter a licença da Engine Unreal 3 no curso e em palestras. O que acontece é que muita gente tanto no Brasil como lá fora compra os originais e dá uma aula, um workshop da ferramenta, mais ninguém tinha ainda solicitado tanto para a Epic games como para Midway a autorização acadêmica, tanto que eles estão analisando e estão pensando até em criar em criar uma autorização acadêmica, para que eles possam formar profissionais.
Qual o público alvo dos cursos?
A empresa tem duas linhas nesse caso, tem a linha do designer gráfico, do web designer, do designer digital aqui a empresa foca o público de 15 a 20, na parte de Game a empresa abriu o leque e trabalha sem limite de idade.
E qual é o metodologia de ensino do curso?
A metodologia de ensino não foi desenvolvida do zero, mas estudando e adaptando foi criada uma metodologia de construtivismo, a idéia é que o aluno é respeitado pelo que ele já sabe e desenvolver as habilidades do aluno e fazer ele perceber que ele tem muitas outras. Ajudá-lo a descobrir novas habilidades e não simplesmente igual ao ensino médio onde o professor sempre está com a razão e tem todo o conhecimento e o aluno não sabe nada. A idéia não é essa e sim de cumplicidade, o aluno tem que aprender a trabalhar em equipe e isso é instigado por um professor que respeita as habilidades do aluno. Ao invés de dar nota ao aluno nós trabalhamos com trabalhos que ele vai produzindo seja desenho, escultura, portfólios colocando em nosso site para que ele tenha visibilidade no mercado. A idéia não é entregar o livro da FIFA para ele aprender a jogar bola, nós damos a bola e ao decorrer do curso nós vamos ensinando as regras do jogo. A nossa metodologia respeita o conhecimento do aluno e não está ligada a nota mais ao que o aluno produz e sempre visando uma linha 100% prazer, 100% dedicação ao aluno. Através da inicialização de desenho e de escultura nós queremos aprimorar as habilidades manuais do aluno. Temos uma sala de estudo com Playstation 3, Xbox 360, Nintendo Wii, Rock Band, um Tapete de Pump, pois acreditamos que se você não joga você não tem noção de desenvolvimento, por isso eu preciso que esses alunos joguem muito, eu preciso que eles trabalhem muito as diversas jogabilidades, senão eles não terão uma boa noção de desenvolvimento.
Qual a plataforma usada no curso Mac ou PC?
Trabalhamos com PC,isso no começo gerou até uma briga interna pois o Mac poderia dar uma performance melhor em algumas situações, mas a realidade do nosso público brasileiro não é Mac, e os computadores de nossos fornecedores é o mesmo que orientamos para os alunos, os jogos originais e as licenças originais são as mesmas que nos tentamos passar para nossos alunos, por isso fizemos essa escolha para que ele possa mexer com uma máquina que ele tenha contato tanto na escola como em casa.
As bases do Play Game está focada apenas em preparar o aluno para criar games ou ele poderá ingressar em outras áreas?
Quando a gente passa para a linha de estrutura de cenário você pode usar isso em engenharia, arquitetura e decoração, quando passamos pela parte de animação de personagens você pode ir para publicidade, animações de comerciais etc. Por isso não foi dado o nome de game Developer ou Game Designer e sim Play game onde você joga muito, estuda muito e se desenvolve.
O curso então pode ser categorizado como de nível técnico?
Se eu falar para você que é nível técnico eu não estaria sendo verdadeiro porque nos pegamos muitas coisas de universidades e muitas coisas da parte técnica para misturar e fazer um curso hoje o curso está sendo avaliado pelo MEC para receber um certificado como técnico mais a carga horária que ele tem e do nível das coisas que ele trabalha é com certeza a base de algumas universidades então pode ser dizer que ele está no foco dos dois.
Quais são as dificuldades hoje de se criar um curso focado em games?
Hoje em dia temos um grande problema de conseguir convencer os grandes reitores, que é um curso que vale a pena investir, e com o MEC temos o problema de quando for legalizar um curso desse ele não aceita o no Game, apenas Jogos Eletrônicos e mesmo assim há vários detalhes que tem que fazer para poder ser reconhecido, então algumas universidades que estão sendo pioneiras estão procurando estrutura, Anhembi Morumbi , a PUC, o SENAC nos consultaram para sentar para conversar pois o que queremos é unificar o mercado de games. E o investimento dessas instituições deve ser reconhecido, e são louváveis.
Visite:
http://www.aiscg.com.br
Visite também o album virtual do malagueta, aqui algumas fotos do momento da entrevista.
http://picasaweb.google.com/Malagueta101/Malagueta101?authkey=v97KjaKsP2w#
Um comentário:
Espero que o projeto Play Game continue, pois quem sabe com isso possa se ter jogos brasileiros no mercado internacional, ou minha opnião talvez esteje indo longe demais, mas no tempo livre goste de ser um cara otimista.
Postar um comentário