segunda-feira, 26 de maio de 2008

Índio não ser do mal!

O ataque violento ao engenheiro Paulo Fernando Rezende durante seu discurso em Altamira acabou manchando a reputação dos índios.
A visão do homem branco e burguês agora é completamente parcial e a favor da construção da Usina Hidrelétrica.
Esquece-se sempre de considerar a opinião dos ditos homens selvagens quando o assunto é a prosperidade financeira do homem branco.
Há mais de 500 anos, o Brasil foi invadido (e não descoberto) por europeus, que sem a mínima consulta, destruíram a cultura e população indígena a favor do "desenvolvimento". Todos ignoram que o Brasil é, por direito, território dos índios.
Já faz muito tempo que os índios agüentam silenciosamente a história de que a evolução exige que abandonem suas terras em favor de construções brancas. Agüentam também ver suas mulheres estupradas e filhos assassinados por armas de fogo. E pior, agüentam isso sozinhos, sem auxílio de nenhuma instituição que garanta efetivamente seus direitos.
Resumindo, viviam em um lugar que lhes foi tomado violentamente sem nenhum tipo de indenização e agora vivem como marginais, sendo vistos como criaturas selvagens e pouco racionais.
Depois de toda sua dizimação, começam a se organizar para defender seus direitos. Nisso atacam um homem branco e agora são vistos como animais descontrolados e subdesenvolvidos.
Não que ataques violentos sejam a melhor forma de defender seus interesses, mas se os índios fossem realmente cruéis, teriam matado o engenheiro, que não tinha a mínima chance de se defender. Só não o mataram porque não quiseram. Se fossem realmente cruéis, teriam o decepado a sangue frio, assim como a invasão branca fez com seus ancestrais.
Se o território de Altamira pertencesse a um outro grupo étnico, em uma região européia, obviamente a construção não seria feita sem prévia autorização de seus habitantes (donos).
Enxergue a situação do ponto de vista de um índio e verá a prepotência do invasor que, como sempre, deseja o "bem-estar e desenvolvimento".

5 comentários:

Balalaika/Jazz disse...

[Baka mode on]

Então Ricardo vc achar q os portugueses estavam errados ao fazero q fizeram com o Brasil

[Baka mode off]

HugoBMK disse...

Dalhe Ricardo tacando pal nos português e seu sistema colonial.
Eu sei que é graças a isso que nós vivemos no pais que conhecemos, mas o péssimo sistema, somado com o lado conservador das elites são grandes verdadeiros motivos do Brasil não ser de primeiro mundo.

Bom, pelo menos os indios não foram extintos no Brasil igual aos indios norte americanos.

Anônimo disse...

Olá Ricardo

gostei muito do seu texto , mas o primeiro parágrafo não está claro , releia e analise.

e o ataque é masculino , e nao feminino.
Então por favor - O ATAQUE ..


Um abraço
Alunos 1º semestre manhã.

Ricardo Gouveia disse...

Olá Dayane!
Foi mal pela digitação!
Fico feliz em saber que vocês da manhã também estão analisando nosso blog!
Vocês têm algum?
Se tiver passem pra gente, por favor!

Anônimo disse...

Bem legal o texto!
A idéia dele é muito boa!
Desconsidero possíveis erros ortográficos, ficar reparando nisso é no mínimo idiota e no máximo uma filha da putisse!

Boa Ricardão!