quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ayrton Senna: 14 anos sem o Ídolo.

Hoje é um dia de muitas lembranças para todos nós brasileiros pois há 14 anos atrás morria o melhor piloto de fórmula um de todos os tempos. Senna não foi um corredor comum, além de muita habilidade no volante tinha um diferencial ele conseguia enxergar as coisas antes mesmo delas acontecerem. Quem nunca se emocionou nas manhãs de domingo ao ver Ayrton levantado a bandeira do Brasil ainda dentro do cocpit do seu carro.

O Acidente

Mais para infelicidade de toda uma Nação naquela tarde chuvosa do dia 1° de maio de 1994, durante o GP de San Marino , em Ímola morria Ayrton Senna da Silva, uma tragédia anunciada pois aquele fim de semana foi marcado por muitos acidentes um deles envolvendo Rubens Barrichelo e a morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger. Senna ao entrar na curva Tamburello perdeu o controle e chocou-se no muro com sua Willians a 200 km/h, porém não morreu com a batida e sim com um dos ferros da direção que entrou 3cm dentro da sua cabeça causando um dano cerebral e levando-o a morte.
Senna está sepultado no Cemitério do Morumbi e em sua lápide está escrito a seguinte frase " Nada pode me separar do amor de Deus.". Ainda hoje o piloto é lembrado por todos os brasileiros que viram suas façanhas dentro das pistas.

Estátisticas dentro da Fórmula Um

Ayrton disputou 162 Grandes Prêmios dos quais ganhou 41, subiu ao pódio 80 vezes, largou 65 vezes na frente (pole position), fez 19 vezes a volta mais rápida em corridas. Foi campeão 3 vezes nos anos 1988, 1990 e 1991. Sua estréia na Fómula 1 ocorreu em 1984 no GP do Brasil, sua primeira vitória ocorreria um ano depois em 1985 no GP de Portugal, sua última vitória ocorreu em 1993 no GP da Austrália e seu último Grande Prêmio foi naturalmente o de San Marino.

GP memorável

Ayrton já era Bicampeão mundial, porém não havia ganhado nenhuma corrida no Brasil e em 1991 ele conseguiu essa vitória contudo não veio de forma muito fácil. Logo nas primeiras voltas Senna perde a quarta marcha devido problemas mecânicos assim teria que passar da terceira direto para a quinta, mas não parava por ai o sofrimento do piloto, algumas voltas depois o brasileiro se depara com nehuma das marchas funcionando sem que ele tivesse que ficar segurando a alavanca de câmbio para que a marcha permanecesse engatada. Senna pilotava com a mão direita enquanto a esquerda segurava a alavanca de câmbio. Devido esse problema foi perdendo segundos preciosos volta a volta e vendo o piloto que estava em segundo lugar chegando cada vez mais perto, no entanto numa ação de desespero Senna tenta engatar a sexta marcha e por pura ajuda divida, ela engata, foi ai que o piloto percebeu que teria que chegar ao final do GP do Brasil com apenas uma marcha, mas faltando duas voltas para o final começa a chover e o piloto que estava atrás de Senna prefere reduzir e assegurar a segunda colocação, contudo o piloto brasileiro não sabia dessa manobra e com um esforço imenso levou o carro para a linha de chegada, após receber a bandeira quadriculada ele permanece dentro do carro sem forças para sair, auxiliado, entrou num carro da organização da corrida e foi levado ao pódio. Ao receber a taça pela vitória era evidente seu esforço para obter a vitória que mal conseguia levanta-la, sendo ajudado por Ron Dennis.

Sua frase após a celebração de vitória foi essa:

“Se esse era o preço de ganhar no Brasil, foi barato. Valeu” Ayrton Senna

2 comentários:

Anônimo disse...

Senna sempre Senna... saudades daquelas manhãs de domingo. Sempre é bom lembrar-mos de ídolos que emocionaram o país. Fiz uma homenagem também no meu blog faz um tempinho. "AYRTON, AYRTON, AYYYYYYYYYYRRRRRTOOOOOOOOOOOOOONN SENNA DO BRASIL"

HugoBMK disse...

Ah é eu esqueci que ontem fez 14 de morte do Senna. Bom acontece, descanse em paz Ayrton.