sexta-feira, 2 de maio de 2008

Jeito holandês de jogar

Ontem o Zenit da Rússia goleou o Bayern de Munique na semi-final da Copa da Uefa. Fora a humilhação sofrida pelos alemães, o que mais chamou atenção foi o futebol bonito praticado pelos russos, um jeito agradável de se ver.

Sem dúvidas que essa maneira de jogar, com toque de bola e movimentação constante, foi implantada pelo técnico Dick Advocaat, treinador que dirigiu a seleção holandesa na Copa do Mundo de 1994. Na época a Holanda, que tinha um time de craques, como Bergkamp, Overmars e companhia, acabou sendo eliminada pelo Brasil nas quartas-de-finais.

Os clubes de futebol da Holanda atualmente têm pouca representatividade no cenário europeu. A última grande conquista foi na Copa da UEFA de 2002, onde o Feyenoord sagrou-se campeão derrotando o Borússia Dortmound. Desde então os técnicos holandeses são destaques treinando times pela Europa e pelo Mundo.

Guus Hidink treinou a seleção da Croéia do Sul durante a Copa de 2002, e supreendentemente levou-a quarta colocação, eliminando durante a competição nada mais que Portugal, Itália e Espanha. Mas sem dúvida o técnico mais vitorioso do úlitimos anos é Frank Rijkaard.

No comando do Barcelona desde 2003, Rijkaard já conquistou dois Campeonatos Espanhóis e um Liga dos Campeões da Europa. Esses títulos foram conquistados com o Barcelona jogando de maneira ofensiva, o verdadeira futebol arte que encantou o mundo.

Agora outro técnico holandês pode fazer história é Advocaat, que à frente do Zenit jogará contra o Ranger da Escócia na final da Copa da UEFA. Um time que joga um futebol bonito, e objetivo, bem ao jeito holandês de jogar.

2 comentários:

Carol Tomassini disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol Tomassini disse...

Mas só tem menino aquiii caramba!
cade o post das meninas hun???
estão dominando aqui com posts
sobre futebol !
hehehe..
depois posto alguma coisa..

;*