sexta-feira, 22 de maio de 2009

Do Orinte ???? Para o Ocidente



A indústria nipônica é muito criativa e com o surgimento de convenções de ficção científica nos Estados Unidos logo surgiu o Cosplay.
O Cosplay é um hobby em que pessoas se fantasiam, principalmente, de personagens de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. Uma das principais características do Cosplay é que o praticante interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços da personalidade. O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo, como convenções de anime e games.
Jones Francisco tem um vídeo no Youtube que esta fazendo uma apresentação de Cosplay, ele é frequentador do Anime Friends e coleciona mangás e diz “o Anime retrata o di-a-dia e é uma forma de expressão”.
Anime Friends é um dos maiores eventos na América Latina, relacionado diretamente a animes (desenhos japoneses), sua primeira edição foi em 2003, e ocorre no mês de julho na cidade de São Paulo. Além de reunir milhares de pessoas o evento traz diversas atrações, como: concurso de cosplay, ilustração, show de bandas – cantores japoneses e nacionais.
O Cosplay chegou ao Brasil por volta de 1996, junto com a primeira convenção de animes do país, mas para a Juliana, uma jovem que trabalha em uma loja de games orientais, “o Cosplay não é uma novidade”, pois ela é mestiça e foi criada em meio à cultura oriental. E ela diz que “hoje o Cosplay já é moda, pois muitas pessoas que não entendem a essência participam”.
A cultura oriental esta ganhando cada vez mais espaço; as lojas, as publicações e profissionais especializados no hobby, estão criando uma indústria do cosplay no Japão e no Brasil.
Como no Cosplay são lançados produtos que vêm direto do Japão, Robson e o Stevano dizem que “o Cosplay é mais do que divertimento é atualização”.
Como esse mercado esta crescendo cada vez mais na América Latina, muitas lojas daqui do Brasil também levam seus produtos japoneses para vender no Anime Friends.
A Shinozaki uma das pioneiras e que é referência na venda de Card Games não só leva seus produtos para o evento como já promoveu campeonatos. “Os Card games são comprados, principalmente, por colecionadores” diz Paulo Henrique, gerente da loja ao mostrar Card games de até quatrocentos reais.

9 comentários:

Groo disse...

E é interessante como os animes e mangás "pegaram" no Brasil ( não sei em outros países, mas me parece que sim)de forma que a indústria certamente se mobiliza para expandir esse mercado e fidelizar mais ainda os fãs.

Bom para quem é realmente fã ou ao menos gosta sem exageros :)

abs!

Julio Passos disse...

lelgal... eu sabia que tinha gente que fazia essas coisa de se vestir que nem personagens de vido game ou filmes mais não sabia o nome, agora ja sei..! ;p

Julio Passos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Putz q legal!
Já tinha ouvido falar, mas nada com tanta explicação!
Acho q eu não teria coragem! hahea

Rubens disse...

Nosso país é um território que absorve várias culturas, e não é diferente coma oriental, a cada dia com mais adeptos o mercado vai crescendo e se adaptando a esse novo mercado e seu público, feiras de cosplay acontecem o ano inteiro por todo Brasil, acho bem interessante tudo isso.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

Samy disse...

Wooowww massa!!! Esses cosplays invadiram mesmo! Liberdade de sabado entrando pela praça você montes jogando rpg ali! Uma vez por semana tem um loco la vestido como a Akatsuki do Naruto. Se você tivesse falado eu tinha tentado fala com a Yuki é uma das, se nao, a maior cosplayer do Brasil, tenho o Blog dela... tentava fala com ela! ^^

Ricardo Gouveia disse...

Eaee Marisa!
Você curte animes e esses eventos?!
A gente foi a uns ano passado!

HugoBMK disse...

Grande matéria Marisa! Ocosplay é uma "nova" cultura, em um país onde sua cultura mistura sempre um pouco de tudo.

O Frango... ® disse...

Acho essa coisa de cosplay meio viagem. Mas tenho muita vontade de ir em um grande evento como esse que você falou que ocorre em São Paulo. Deve ser, no mínimo, divertido!