sexta-feira, 27 de março de 2009

FMU no dia de pagar deve-se bom livro levar.

Com novos planos, o preço o pagamento da faculdade FMU realizou uma inovação. Pena que isso só foi até esse ponto. Diferente da mudança do preço, a forma de pagamento permanece a mesmo há anos. Se o método fosse bom não haveria problema algum. Entretanto a única forma de pagamento da Universidade é esperar, em uma longa fila para pagar no prédio da própria faculdade.

O que torna ainda mais frustrante, pois em plena era da computação com ferramentas com a internet, há diversas formas de pagamentos virtuais a faculdade ainda utiliza esse método antigo e que tende a melhorar. Para piorar a FMU promove desconto no pagamento até o quinto dia útil do mês, como todo brasileiro, há uma concentração maior de pessoas no ultimo dos cinco dias.

Neste ano, um aumento no número de alunos da FMU. Com esse fato só no mês de fevereiro, em que não foram matriculados todos os alunos deste semestre, a fila de pagamento quebra seu próprio recorde, a ponto de literalmente dar voltas e voltas pelo terreno.

No dia 6 de fevereiro um aluno, foi pagar a noite (ultimo dia de promoção da FMU deste mês e na ultima chance de receber seu desconto) disse enquanto esperava na fila: “ontem o último aluno que pagou a faculdade saiu as 2h da manhã”.

Este aluno estava cansado desse sistema, mas não era o único, pois bastava olhar ao redor e ver que ninguém estava satisfeito com essa espera para realizar o pagamento. Claro que reclamações naquele ambiente tornaram-se algo comum.

Com as pessoas da noite o atendimento tenta serem o mais rápido possível, apesar do cansaço, os funcionários tentam fazer o possível para realizar um rápido atendimento.

À tarde ou manhã também acontece de ter grandes filas, como mostram as imagens acima (indisponíveis por problemas técnicos). A fila é no mínimo a metade do em comparação ao período noturno. Durante três horas o prédio sempre fica vazio não importando o dia, esse tempo é entre as duas horas até as cinco da tarde.

De manhã, porem se houver um tempo ensolarado, como está sendo nestes meses por causa do verão, a espera para pagar é acompanhada de uma temperatura infernal, ou uma espera bem refrescante em dias de chuva.

O “período de calmaria” não é a melhor solução para pessoas que trabalham. Por isso como diz Rodrigo, um aluno do segundo ano de relações internacionais, “não tem jeito tem que ter um sistema de boleto bancário via internet no mínimo”.

Realmente, pois de acordo um aluno da FIAM (que preferiu ficar em anonimato), esse sistema prejudica muito nos ensinos “toda vez que venho pagar tenho que perder uma ou duas aulas”

A faculdade FMU possui ótimos professores, e um bom sistema de ensino. Por outro lado há essa falta de organização na hora de pagamento. A solução para isso, escolhida pelos reitores da faculdade, é um sistema de agendar uma hora e um dia para o pagamento no prédio. Assim como agora é possível pagar em mais dois prédios.

Mesmo assim, esse sistema possui falhas. Alguns alunos dependem de seus salários para o pagamento e se o salário atrasar, estes terão de pegar a fila depois. Pagar em ouros prédios também não soluciona os problemas, só faz com que temporariamente pare as reclamações.

7 comentários:

Samy disse...

Falo e disso Hugo!! É bem precario o sistema de pagamento da FMU, chegar as 4h da tarde pra poder pagar antes e nao perder a aula é simplesmente um absrudo! Boleto e um pagamento online salvariam a vida de muitas pessoas que nao tem como chegar cedo e tambem nao podem ficar tomando falta sem motivo!

Ricardo Gouveia disse...

Esse ano a FMU está batendo recordes de cagadas!
Cadê nossas carteirinhas de RA?
Um saco...

Dário Souza disse...

Que absurdo vey, nao sou caloteiro, mas pagar desse jeito chega da vontade, de ficar sem pagar

Bezerra disse...

Concordo em nome, número, gênero e grau...

O post foi simplesmente perfeito... além do problema do pagamento tem o problema de não ter catracas, de que adianta ter um homem engravatado na porta da faculdade, ele sabe quem é aluno ou não?...

Isso ia Ricardo campeã de cagadas a nossa querida faculdade...

Vou fundar o movimento catracas já na FMU... rsrsrs

Ivete Belfort disse...

É preciso criar um sistema de reclamações que funcione
Por isso proponho que seja feito um abaixo assinado pelo Malagueta pedindo a implantação de sistema de pagamento pela internet para ser preenchido e assinado na lista de espera.
Todos que aguardam devem assinar e colocar RG
O abaixo assinado pedindo a implantação de sistema de pagamento pela internet com todas as assinaturas deve ser levado a direção da FMU.

Anônimo disse...

È isso ai pessoal!

Estudar na FMU, naõ é uma das melhores opçoes que fiz . Problemas com filas é quase nada, e olha que a fila é grande, que começa na Av liberdade e termina na Taguá. Fácil naõ?E os professores novos totalmente despreparados para dar aula.Não se aprende nada. Só se paga,paga e paga e pronto, e ai se você naõ pagar

Anônimo disse...

Concordo com todos, mas e aqueles alunos que deixam pra pagar nos ultimos dias com CHEQUE????? não sabem que cheque pode pre-datar??? talvez se esses antecipassem os pagamentos só haveria pagamento em dinheiro e aí a fila anda mais rápido....sem contar no aluno que deixa pra fazer rematricula na ultima hora, que deixa pra fazer acordo em dia de vencimento....EXISTE OS DOIS LADOS RUINS DA HISTÓRIA.....Se coloquem nos lugares daqueles funcionários que chegam as 7h da manhã e saem na hora que o ultimo aluno paga e tem que voltar no dia seguinte as 7h e ainda nos atender ou pelo menos alguns tentam nos atender bem....é preciso mudar isso.....