sexta-feira, 13 de junho de 2008

O grande problema do ensino superior brasileiro

Vários especialistas apontam inúmeras causas para a fragilidade do ensino superior brasileiro. Fala-se que a culpa é dos docentes que são despreparados, outros acusam as faculdades que não as condições necessárias de aprendizado para seus alunos, porém nunca ouvi ninguém criticar os alunos.

A culpa é sempre da instituição de ensino? A culpa é dos professores? A culpa é dos alunos?

As faculdades brasileiras, particulares e públicas, não são perfeitas, longe disso, mas muitas delas oferecem uma excelente condição para os estudantes.

Cada professor têm seus métodos de ensino que agrada e também desagrada, porém a maioria deles são qualificados para passar o seu conhecimento.

E os alunos? Há exames que medem o nível dos estudantes, mas quase nunca são levados em consideração.

Na universidades tem muita gente boa, com vontade de aprender, querendo adiquirir conhecimento. Mas a quantidade de alunos que não querem nada com a vida é gigante. É de uma inutilidade sem tamanho, ver pessoas maiores de idade nos bancos das faculdades, conversando, gritando, fazendo brincadeiras idiotas como se estivesse estudando no pré-primário.

Se fosse só isso seria menos pior. Fora isso os acéfalos cabulam as aulas e vão para o bar. No bar é uma alegria só, todo mundo fumando, bebendo, usando drogas uma felicidade. Depois esses fumantes, bêbados e drogados voltam para as aulas e começam a atrapalhar os professores, e os alunos que tem um objetivo na vida.

Os professores se irritam, os alunos interessados não se concentram, os bêbados e drogados só falam, falam coisa inútil por sinal, pois o cérebro já foi consumido pelos prazeres do bar. A soma de tudo faz com que o nível do ensino diminua.

O resultado é que após se formar, os alunos que se dedicaram nos anos de faculdade, terão grandes chances de conseguir um bom emprego e serão gratos a instituição de ensino que o formou como profissional.

Já os acéfalos, muitos também se formarão, mas sem base nenhuma. Eles entraram inteligentes na faculdade e saíram inúteis. Como a culpa é sempre da instituição de ensino, os bêbados e drogados jogarão a culpa de sua péssima formação profissional na faculdade.

4 comentários:

Balalaika/Jazz disse...

É cara esta verdade é nua e crua
e se for ver o ensino superior brasileiro peca muito,mas a faculdade não pode ser como fim e sim como ponto de partida coisas q alunos mimados não sabem mais um dia se chegarem a enxerar o mundo real, na hora de lutar sozinho eles irão ver que o braco é mais em baixo e que a vida pode ser cruel.

HugoBMK disse...

Nossa disse tudo.

Agora temos o Felip tacando pau no pessoa do fundão.

Essa matéria é bem melhor do que uma da record onde mostrava que todos os jovens universsitários só vão para a faculdade com a intenção de ir ao bar.

HugoBMK disse...

Um Professor da FIAM disse uma vez

"não a faculdade que faz o aluno é o aluno que faz a faculdade"
Professor Claudio Tognoli

Felipe Alva disse...

Não estou citando nomes nem estou mentindo. Já diria o outro, isto é fato!