terça-feira, 10 de junho de 2008

BRASIL: Eleições 2008








Em 5 de outubro de 2008 será realizado as eleições municipais, onde o eleitor votará no seu candidato a prefeito e vereador.

A partir do dia 6 de julho começam as propagandas eleitorais que permitirão aos eleitores analisarem o perfil de cada candidato. É nessa hora que devemos ficar atento nas falsas promessas, analisar antigas gestões, cumprimento do mandato conforme prometido em campanha para pelo menos tentar fazer um bom voto.

O brasileiro não tem o hábito de pesquisar as qualidades dos candidatos, ele geralmente é partidário, é PT ou PSDB. Mas talvez isso mude, agora que o PT é governo e PSDB oposição percebe que quando um partido é governo a administração é a mesma. Por exemplo: na gestão Lula nunca se viu tanta CPI acabar em pizza, afiliações, apadrinhamento, escândalos atrás de escândalos, aumento de impostos, nepotismo, mensalão e etc.

Qual é o nosso papel? O que devemos fazer, será que não tem solução? A mídia tem o papel fundamental que é investigar sempre, não deixando que canditatos por exemplo que já mataram, roubaram tenha uma imagem imaculada. O cidadão comum deve se informar para que erros não se repitam... A internet é um grande aliado nessas horas porque a partir dela qualquer um pode investigar a vida do seu candidato, hoje é lei que informações de todos os candidatos, como renda, propriedades, patrocínios de campanha estejam disponíveis na rede, isso já um grande passo na nossa sociedade apesar da corrupção ser tão comum nos dias de hoje ao cabo que não aceitar "favorecimentos", burlar algumas leis, é considerado coisa de trouxa!

Em se tratando de vereadores o cuidado deve ser dobrado porque a facilidade de ser um vereador é tanta, (observação, existe vereador analfabeto, futuramente me aprofunadarei aqui neste tema) que devemos nos previnir afinal o vereador de hoje pode ser o prefeito de amanhã.

Os partidos montaram um time de famosos para disputar as eleições municipais de 2008. A expectativa das legendas é usar essas celebridades para puxar votos para outros candidatos nem tão conhecidos entre o eleitorado.
O PPS, por exemplo, escalou a apresentadora de TV e vereadora Soninha Francine para disputar a Prefeitura de São Paulo em 2008. O iatista Lars Grael –ex-secretário de Esporte– deve ser o vice na chapa encabeçada por Soninha.
O time de famosos do PPS inclui também a cantora Gretchen, que deve disputar a Prefeitura de Itamaracá (PE); e o ex-goleiro do Corinthians Ronaldo Giovanelli –que deve sair candidato a vereador em São Paulo (SP).
O diretório paulista do PTB tem uma lista extensa de famosos que pretendem conquistar uma das vagas na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Entre os candidatos-celebridades do PTB estão o apresentador Sérgio Mallandro, o estilista Ronaldo Esper, o ex-atacante do Corinthians Viola, o cantor Rafael Ilha e a modelo Renata Banhara. E não devemos nos esquecer daqueles que já estão lá, como: Aguinaldo Timotio, Frank Aguiar, Clodovil Hernades que foram eleitos com o nosso voto.

Então, mão na massa e bom voto para todos!


Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Marta Suplicy (PT), com 30% das intenções de voto, e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 28%. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tem 13% das intenções de voto; o deputado Paulo Maluf (PP), 9%; e Luiza Erundina (PSB), 3%. A vereadora Soninha (PPS), 3%; o deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT), 2%; o deputado Ivan Valente (PSOL), 1%; e a ex-deputada Zulaiê Cobra (PHS), 1%. Brancos e nulos somaram 8% e a opção não sabe/não opinou, 3%.












2 comentários:

HugoBMK disse...

Dalhe cameragirl. Criticando que os brasileiros não são "ricos" no sentido de polítco ed ainda revela ser a asseção a regra. Só 2 probleminhas:
1 Faltou colocar a legenda sobre a foto
2 Também faltou declarar a sua fonte nas pesquisas (coloque algo como fonte site tal ou algo do tipo). Ou se for você que fez a pesqusa coloque isso no post também.

HugoBMK disse...

Outra coisa:
Apartir de Julho vamos tentar colocar um pouco mais sobre política, por causa das eleições,
porém devemos ser imparcias então sem esse negócio de posts dizendo algo do tipo "Marta fez uma gafe na reunião você ainda quer votar nela?". Não queremos afundar igual ao Pasquim por motivocs políticos.