Espírito nenhum pouco olimpico
A China será sede das olimpiadas em agosto, e a cada dia mais aumentam os protestos dos defensores dos direitos humanos e da liberdade imprensa. O país asiático vem crescendo assustadoramente em vários setores, principalmente no econômico, militar e também esportivo, tanto que nos últimos jogos olímpicos realizados em Atenas, o chineses ficaram em segundo lugar no quadro de medalhas.
Mas o lado esportivo a cada dia perde mais espaço para péssimas notícias. Primeiro foi Steven Speilberg que abandonou a direção artística dos jogos, em uma espécie de protesto contra a situação de guerra no Sudão, onde boa parte da ações militares é feita pela China.
Agora o que tem mais destaque na imprensa internacional, é asituação do Tibet. O país além de sofrer com a violência física causada pela ocupação chinesa, sofre com uma fato que chega ser até mais violento, a violência cultural. Os chineses não se contentam e apenas ocupar o território, eles querem impor à força costumes, reprimindo todos os tipos de manifestações culturais do povo tibetano.
Como desgraça pouca é bobagem, o governo chinês que recém abriu as portas para o mundo, ainda tem resquícios do regime socialista. Os órgãos de imprensa são estatais, devido a isso eles tem muito pouca liberdade de noticiar os fatos, pois o governo filtra todo tipo de informação.
Um grande exemplo foi o que ocorreu ontem no Tibet. Ocorria um protesto contra a China na província de Sichua, sudoeste do país. Os policiais abriram fogo contra moradores locais e monges do mosteiro de Tongkor, fazendo oito vítimas fatais. Essa informação foi dada pela agência de notícias Reuters, pois a agência estatal chinesa Xinhua, apenas disse "um oficial foi atacado" e a polícia reagiu em resposta, sem dar maiores detalhes.
Às 8 horas e 8 minutos do mês 8 do ano de 2008 ocorrerá a cerimônia de abertura na China. Começará os Jogos Olimpicos em uma país com um espírito nenhum pouco olímpico.
sábado, 5 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário