quinta-feira, 24 de julho de 2008

"SATIAGRAHA"

Uma nova palavra entrou no meu vocabulário, Satiagraha. É só ligar a televisão, abrir o jornal e até no rádio, ela esta lá, Satiagraha, nome dado pela polícia federal brasileira em sua mais recente operação; operação que foi taxada por alguns juízes como "espetaculosa", pois havia exageros por parte da polícia como por exemplo a captura do ex-prefeito Celso Pitta ainda de pijamas. Mas não é disso que quero falar, se foi ou não "espetaculosa" fica pra depois porque aqui no Brasil tudo depende do ponto de vista, ou melhor, do lado onde a corda nunca arrebenta!
Estava eu lendo um livro que fala da história de Gandhi, famoso líder indiano que lutou pela liberdade da India assim como a paz mundial. E lá no livro está a palavra Satiagraha, que foi o movimento liderado por Gandhi em que se consistia na resistência pacífica, famoso método utilizado por Gandhi em suas manifestações e que lhe conferiu estatus.
Agora me pergunto, que relação existe entre Satiagraha (resistência pacífica) com a operação realizada pela polícia federal? É porque os acusados não ofereceram resistência a prisão? E depois, esse prende e solta, prende e solta??? Também faz parte da resistência pacífia?
Por favor, gostaria de ajuda para sanar esta minha dúvida.

PS: Mas a polícia federal sempre escolhe uns nominhos bem interessantes para suas operações.

Um comentário:

Ricardo Gouveia disse...

Bem, Gandhi usava muito duas palavras: Ahimsa e Satyagraha. Aquela sim significa não-violência (a=não himsa=violência). Satyagraha significa busca pela Verdade (com V maiúsculo mesmo), que para Gandhi se encontrava na não-violência e suas diversas manifestações, como resistência pacífica. Mas acredito que a PF quis usar esse nome memso com o intuito de "busca pela verdade".